quarta-feira, 18 de maio de 2011

PASCOM na Paróquia São José Operário

Para muitos, PASCOM (Pastoral da Comunicação) significa a pastoral que cuida do boletim, ou do mural, ou do jornal e site paroquial. Ora, se na paróquia não há nenhum desses meios de comunicação, ou mesmo que existam, não são expressivos, não se vê necessidade de criação de uma PASCOM. No entanto, mais que cuidar dos meios de comunicação, ela cuida da interação das pastorais, da formação dos agentes para se comunicarem, do acolhimento e de como lidar com a cultura mediática que domina o mundo atual. Esse fenômeno cultural deve levar a Igreja à "conversão" pastoral e cultural, como bem expressou o Documento de Aparecida, para ser capaz de responder adequadamente à época que vivemos.
“Não tenhais medo das novas tecnologias! Elas incluem-se ‘entre as coisas maravilhosas’, que Deus pôs à nossa disposição para as descobrirmos, usarmos, fazer conhecer a verdade, também a verdade acerca do nosso destino de filhos seus, e herdeiros do seu Reino eterno”.
Papa João Paulo II

No capítulo 10, expressa que os meios de comunicação social podem ser empregados para o primeiro anúncio, a catequese ou o posterior aprofundamento da fé, e aponta, dentre outros, tópicos de ação missionária nessa área de formação que cabe a PASCOM exercer: “promover a formação profissional na cultura da comunicação de todos os agentes e cristãos; educar na formação crítica quanto ao uso dos meios de comunicação a partir da primeira idade”. Muitos os que se dizem descontentes, não tanto com o conteúdo da doutrina da Igreja, mas com a forma como ela é apresentada. Para isso, na elaboração de nossos planos pastorais queremos favorecer a formação de um laicato capaz de atuar como verdadeiro sujeito eclesial e competente interlocutor entre a Igreja e a sociedade e entre a sociedade e a Igreja.
Rogério Gomes, no Multirão de comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Comente